14 dicas para aperfeiçoar seu inglês


Assim como você, há muita gente interessada em melhorar, aperfeiçoar e turbinar o inglês. Por este motivo, separamos 14 dicas práticas do que você deve fazer para dar um salto de qualidade no seu inglês e alcançar a tão sonhada fluência no idioma.

Sempre falamos que é por meio da prática que se alcança a perfeição. E, no aprendizado do inglês, não poderia ser diferente. Em outras palavras, quanto mais familiarizado com o idioma você estiver, mais fluente você estará. Por isso, temos certeza de que, seguindo nossas sugestões, você vai melhorar e muito o seu vocabulário.

  1. Tenha um dicionário bilíngue! Foque seus estudos na fonética, ou seja, nos sons! Assim, você aprenderá a pronunciar de maneira correta as palavras, melhorando seu vocabulário;
  2. Faça cópias de textos em inglês, sempre. Com este exercício, você conseguirá memorizar as estruturas gramaticais e também vai expandir seu vocabulário na língua inglesa;
  3. Aprenda a gostar do inglês. Quando fazemos uma atividade que gostamos e com a qual nos identificamos, tudo flui de maneira mais natural, prazerosa e rápida. Com o aprendizado de um idioma, acontece o mesmo;
  4. Faça anotações em inglês sobre seu dia a dia e sua vida em um caderno, como se fosse um diário. Se você esbarrar com palavras ou expressões que você desconhece, faça substituições por aquelas que você já tem no vocabulário. Desta maneira, você estará estruturando pensamentos e frases no novo idioma.
  5. Faça leituras em inglês e em voz alta, durante dez minutos por dia. É importante articular bem as palavras como forma de treinar não somente sua fala, mas também seu ouvido a se acostumar com o inglês.
  6. Procure filmes, documentários e séries no Netflix ou em dvd e use esse material audiovisual a favor dos seus estudos. Primeiro, você deve assistir, normalmente, o meu conteúdo, buscando entender o contexto e o enredo do assiste. Depois, assista novamente, mas sem o auxílio das legendas.
  7. Tente, sempre que possível, pensar e formular seu raciocínio em inglês. Esta é, sem dúvida, uma das principais aliadas de quem busca a fluência em um novo idioma.
  8. Selecione um assunto de seu interesse, busque fóruns em inglês sobre o tema e se cadastre para fazer parte de algumas listas. Com isso, além de se manter informado sobre algo que você se identifica ou gosta, você vai aumentar seu vocabulário.
  9. Faça com que o inglês seja parte da sua vida. Pratique o máximo que puder. Leia, ouça, fale, escreva e busque estar sempre atento para novas palavras e maneiras informais de estudo e de melhorar o seu inglês.
  10. Assista programas, telejornais e talk shows em inglês. Além de aprender novas expressões, seu ouvido e seu cérebro vão se acostumar, naturalmente, com a língua estudada.
  11. Leia e escute em inglês, procurando, naquele momento, ignorar palavras que você não conhece. Pule-as e se concentre nas já conhecidas.
  12. Depois, busque os significados no dicionário, quando a palavra, gíria ou expressão figurar pela terceira vez entre as que você não conhece o significado.
  13. Utilize as músicas em inglês que você mais gosta como parte dos estudos. Busque memoriza-las e canta-las sempre que possível. Além de ser uma atividade prazerosa, você estará memorizando a pronúncia das palavras, gírias e expressões.
  14. A internet pode (e deve) ser sua aliada também nos momentos de estudo. Leia revistas, jornais, notícias, artigos e assista a vídeos do youtube. Tudo no novo idioma, claro. Mesmo que, no começo desta atividade, você não entenda o conteúdo, com a familiarização, você vai compreender cada vez mais o idioma.

See you!

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *