5 dicas para se sair em uma entrevista de emprego em inglês


Você recebe um e-mail ou telefonema daquela tão sonha empresa, para o agendamento de uma entrevista de emprego que você almeja muito. Mas daí vem o baque e a surpresa: a entrevista vai ser realizada em inglês! Antes de ficar desesperado ou quase morrer de ansiedade, separamos uma série de dicas práticas para você se sair bem neste tão temido momento – que, no final das contas, vai perceber que foi muito mais tranquilo do que você imaginava.

Preparado?!

1.Conheça – e, se possível, domine – o vocabulário da sua área de atuação

É importante que, durante a entrevista de emprego, você tenha conhecimento de palavras, expressões e gírias que sejam únicos ao vocabulário da sua área de atuação. Isso é relevante não somente para que você impressione o entrevistador, mas para que você consiga também demonstrar que tem propriedade profissional e “conhecimento de causa”, mostrando que você é alguém atualizado e por dentro dos assuntos.

[+] Dicas para aprender inglês sozinho

2.Informe-se por meio de notícias e artigos sobre o assunto

Informação é tudo e é a chave para o conhecimento e o sucesso. Por isso, manter-se informado e atualizado é imprescindível no mundo globalizado. E, sim, as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados. Ler sobre sua área do conhecimento vai lhe proporcionar ainda ganho de vocabulário e um salto de qualidade no inglês.

3.Evite muito blábláblá e papo furado

Se o brasileiro costuma utilizar o bate-papo sobre assuntos triviais ou banais como um mecanismo para descontrair e relaxar, para os estrangeiros, a lógica é totalmente diferente. Evite falar de assuntos ou temas que não sejam profissionais e fale somente sobre sua carreira e sobre você como profissional. Evite o papo-furado, também conhecido como small talk, e vá direto ao ponto. Lembre-se que, em entrevistas estrangeiras, o clima tende a ser ainda menos informal. Assim, você não correrá o risco de cair em situações pitorescas a la Monthy Python!

Fuja dos clichês

Evite utilizar frases prontas e se ater somente ao vocabulário próprio do mundo corporativo. Desta maneira, você não ficará parecendo um robô, soltando frases ensaiadas e expressões clichês. Tente agir da maneira mais natural possível, para não passar a imagem de uma pessoa forçada e que decorou o passo-a-passo da entrevista. Portanto, para parecer um profissional diferenciado dos demais, não utilize expressões já manjadas como “I work really hard” (Eu trabalho duro) ou “I am a good team player” (Eu trabalho bem em equipe).

Treine antes da entrevista

Com alguém de sua confiança ou até mesmo em frente ao espelho, treine como você se sairia em uma entrevista de emprego. Busque perceber suas expressões de fala e de face, para deixa-las mais naturais e para parecer que você está sendo você mesmo e agindo naturalmente em frente ao entrevistador. O importante aqui não é a decoreba do que você deve e irá responder, mas sim a familiarização com as perguntas e suas respectivas respostas. Veja, abaixo, algumas possíveis perguntas que o recrutador fará para você.

Why should we hire you? / Por que devemos contratar você?

Why did you leave your last job? / Por que você deixou seu último emprego?

What were your responsibilities? / Quais eram suas responsabilidades?

What are your strenghts and weaknesses? / Quais são seus pontos fortes e fracos?

Why do you want this job? / Por que você quer esse trabalho?

Why do you want to work here? / Por que você quer trabalhar aqui?

Esperamos que, com estas dicas, você mande muito bem e arrase em entrevistas nas quais a língua seja o idioma principal e que conquiste o tão sonhado emprego.

See you!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *