5 Princípios para aprender Inglês com música

Um dos métodos mais diferentes e inusitados de se aprender inglês – e também presente na metodologia do curso online Inglês do Jerry – se dá por meio do exercício de ouvir, prestar atenção na pronúncia e em novas expressões e traduzir as letras das músicas. Por carregarem inúmeras informações em cada refrão, a música é considerada uma fonte prazerosa e estimulante de ensino de um novo idioma. Assim como pode ser utilizada para o ensino da própria língua portuguesa, são inúmeros os benefícios gerados pela música para quem está aprendendo uma segunda ou terceira língua.

Atualmente, somos inundados, todos os dias e em todos os lugares, com músicas em inglês. É praticamente impossível não encontrarmos uma música cantada em inglês com a qual não nos identificamos ou não temos sintonia e empatia. Há canções para todos os gostos e em todos os gêneros e estilos musicais, que vão desde o rock e pop até o country, jazz e blues, fato que facilita o aprendizado do inglês com música, uma vez que o aluno irá focar naquilo que realmente gosta de ouvir. Para aqueles que querem se dedicar a aprender como falar em inglês por meio da música, sugerimos: dedicação, interesse, curiosidade, força de vontade, foco e muito treino.

Além disso, elencamos cinco princípios para norteá-lo nesta atividade e que irão facilitar seu aprendizado,  possibilitando o treino de diversas habilidades ao mesmo tempo e ocasionando a evolução de maneira natural e divertida do aluno no idioma.

  1. Listening and writing 

É preciso escolher sempre uma canção ou música que você curta ou que tenha curiosidade em saber seu significado, já que, ao ouvirmos uma música, acionamos a parte do nosso cérebro responsável por traduzir os sentimentos e a sensação de prazer. Justamente por este motivo, o treino de um novo idioma por meio da música é bastante eficaz.

Ouça a mesma música diversas e repetidas vezes e, mesmo que você tenha que pausar ou voltar em determinado trecho algumas vezes, tente transcrevê-la. Este tipo de exercício faz com que você treine não somente a audição, mas também a escrita.

Cadastre-se e receba nossas dicas por e-mail!



  1. Reading and writing

Feito o passo número 1, agora é hora de conferir a letra da música e anotar palavras que julgar interessantes ou que sejam desconhecidas para você. Depois, pesquise seus significados e traduções em um dicionário. O mais legal desta etapa é que ela possibilita treinar a escrita e a leitura, simultaneamente.

  1. Translate it

Após o exercício do reading and writing e a descoberta do significado das palavras que, anteriormente, eram desconhecidas, agora é a vez de buscar a tradução da da música. Tente traduzi-la sem olhar as versões disponíveis na internet. Deixe sua mente livre para tentar entender os sentidos e significados das palavras e expressões.

Ao fim deste processo, compare com a tradução oficial da música e veja seus erros e acertos e onde você pode e deve melhorar. Com muita atenção e exercício contínuo, aos poucos, você vai melhorar sua capacidade de tradução e entendimento do inglês, além de conhecer novas palavras e gírias em inglês.

  1. Sing it

Sem medo ou vergonha de ser feliz, se jogue na música e cante em voz alta, para treinar sua fala e conferir se sua pronúncia está adequada. Enjoy the moment! 

  1. Repita os quatro princípios anteriores

Gostou dos resultados e se divertiu?! Repita este passo-a-passo inúmeras vezes até ficar crack. Lembre-se que, por meio de muito treino e algumas horas de dedicação, você chegará mais próximo de seu objetivo. Quanto mais você praticar seu listing, writing e speaking, mais você estará conhecendo a língua inglesa.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso Inglês do Jerry
Author Rating
5

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *