A origem dos meses do ano em inglês


Você sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano – até mesmo em inglês – são baseados no calendário romano, que foi criado em 753 a.C. por Rômulo? Entretanto, aquele calendário possuía apenas dez meses – começando por março e terminando em dezembro -, e não doze, como conhecemos hoje.

[+] Veja também dicas de como aprender inglês

Dica de inglês: vale lembrar que, quando mencionamos os meses em uma frase, utilizamos sempre a preposição in, antecedendo cada um dos meses. Porém, quando estamos nos referindo à uma data específica, com mês e dia, utilizamos a preposição on. Sendo assim, veja alguns exemplos:

Exempo 1: My birthday is on May, 4th.
Meu aniversário é no dia 4 de Maio.

Exemplo 2: In Brazil, we usually celebrate carnival in February
No Brasil, normalmente, celebramos o carnaval em Fevereiro.

Abaixo, vamos mostrar como os meses do ano foram originados, em inglês, e seus respectivos significados.

1.January ou Janeiro

Nome que homenageia Jano (ou Janus, em latim), deus dos portões, uma vez que janeiro pode ser considerado o mês responsável por “abrir os portões” para um novo ano que se inicia. A figura do deus Jano possuía duas faces, para que ele pudesse olhar para os dois lados: o passado e o futuro, ou o término e o início de um novo ciclo.

[contact-form-7 id=”280″ title=”Lead Post ATIVO”]

2.February ou Fevereiro

Em homenagem à deusa Februa, mãe de marte e responsável por presidir a festa da purificação. Neste mês, os romanos realizam os rituais de purificação, que acreditam serem capazes de os livrarem do pecado. Em latim, o mês chama-se Februarius.

3.March ou Março

Este mês recebe este nome devido ao deus da guerra, March.

4.April ou Abril

O surgimento do mês de abril é um pouco controverso, pois existem duas possibilidades e significados para isso. A primeira delas é devido à comemoração sagrada Aprilis, realizada em homenagem à Afrodite, a deusa do amor. Já a segunda versão seria uma derivação de aperire (que significa abrir, em latim), em homenagem ao início da primeira no hemisfério norte, ocasião em que as flores “se abrem”.

5.May ou Maio

Mês que recebe esta nomenclatura em homenagem à deusa do florescimento e também mãe do deus Mercúrio, Maya.

6.June ou Junho

A deusa Juno, protetora das mulheres, do casamento e do nascimento, foi a homenageada e o nome deste mês é derivado dela.

7.July ou Julho

Período em que se homenageia o imperador romano Júlio César, que foi assassinado. Inicialmente, Julho, fora chamado de Quintilis, já que era o quinto mês do calendário romano. Passou a ser conhecido e foi rebatizado como Julho em 44 a.C.

8.August ou Agosto

Mês que reverencia César Augusto, conhecido como o primeiro imperador romano e que foi responsável por reestruturar o governo do império de Roma, anexando a ele novos territórios. Antes de receber o nome de Agosto, o mês era conhecido como Sextilis, por se tratar do sexto mês do calendário romano.

9.September ou Setembro

Do latim, Septem, que significa sete. Era o sétimo mês do calendário antigo.

10.October ou Outubro

Referente à Octo, oito, em latim, já que era o oitavo mês antes do calendário de Numa Pompílio, que sucedeu Rómulo como rei romano e que foi o segundo dos setes reis de Roma. Este calendário foi instituído tendo como base a astronomia solar.

Curiosidade: vale lembrar que o calendário que utilizamos, atualmente, não é o mesmo criado por Numa Pompílio, apesar deste calendário também possuir doze meses.

11.November ou Novembro

Do latim, nove, ou o nono mês do calendário romano primitivo, que antecedeu o de Numa Pompílio.

12.December ou Dezembro

O nome deste mês é derivado de decem, no latim, tido como o décimo mês do calendário romano primitivo.

2 Comments

  1. Lia Cascaes Sabino
    3 de setembro de 2016
    Responder

    Estou entusiasmada!

  2. 19 de setembro de 2016
    Responder

    Faz vinte anos que dou início e não continuo, talvez possa dedicar um tempo daqui para frente. Até agora o inglês não tem sido necessário na minha vida profissional. vamos tentar. Muito obrigado, José

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *