7 dicas úteis para aprender inglês sozinho


7 Dicas para você aprender inglês sozinho

Olá, eu sou o Jerry Costa, bem vindo ao meu blog. Aqui você encontra dicas modernas e de grande utilidade sobre a língua inglesa. Criei este blog pois o meu maior objetivo é desmistificar o aprendizado desse idioma. Aqui eu provo que TODOS, absolutamente todos, podem aprender inglês de maneira simples, rápida e prazerosa.

Você ama aprender Inglês, mas não tem tempo suficiente ou não quer ir a uma das escolas tradicionais?

Se sua resposta for sim, eu tenho 6 dicas para te ajudar a ser fluente rapidamente. Aqui estão algumas estratégias e dicas para ajudá-lo a aprender Inglês sozinho. E o melhor, é que você vai se divertir enquanto aprende.

1. Pense como uma Criança

Pode parecer estranho, mas para você alcançar a fluência, você precisa aprender o idioma como uma criança. Aprender naturalmente. Com o tempo você vai perceber que muitas palavras entrarão na sua cabeça sem tradução alguma. Não se preocupe em sempre entender a tradução, entender o contexto é mais importante do que saber o significado de cada palavra, no começo você vai errar, é normal, com a prática você vai ajustando sua pronúncia e gramática.

O importante é praticar, e ter muito contato com o idioma. Livros, filmes, programas de TV infantil, apresentam uma linguagem básica e você pode aprender muito com eles, quando uma criança aprende Inglês pela primeira vez, eles estão passando pelos mesmos passos que você está passando agora. Tudo começa com vocabulário básico.

Usando conteúdo simples e direto, haverá poucas coisas que você não vai entender, e isso vai aumentar a sua confiança. Não há sensação melhor do que ser capaz de entender algo em outro idioma.

2. Escute tudo em Inglês

O Inglês está em tudo hoje em dia, escutar e entender o idioma é uma questão de costume, você tem que exercitar seus ouvidos sempre, escutando tudo o que puder em Inglês.

Se você pensar sobre isso, quando as crianças aprendem a sua língua materna, pela primeira vez, eles não aprendem por leitura ou escrita. Eles escutam as palavras das pessoas ao seu redor – seus pais, irmãos, desenhos animados e assim por diante. No início, eles entendem pouco ou nada. Mas como o tempo passa, eles adquirem mais vocabulário. Este vocabulário lentamente se transforma em frases, e com o tempo isso possibilita que as crianças mantenham e compreendam conversas simples.

Cerque-se com o Inglês. Tenha sempre o rádio tocando em Inglês em segundo plano. Escute podcasts de Inglês, programas de TV em Inglês, e se você vive em uma área de língua inglesa ou uma área com muitos turistas que falam Inglês, basta ouvir suas conversas. Logo, mesmo sem perceber, você também vai conversar em Inglês.

Dica do Jerry: Escute suas musicas favoritas em Inglês todos os dias, use uma música por 7 dias diretos, você vai perceber que no último dia você já vai ter compreendido muito mais do que você imaginava.

3. Assista filmes para aprender Inglês

A maioria dos filmes vêm de Hollywood e quase todos os filmes de Hollywood são em Inglês. Isto significa que se você gosta de assistir filmes, eles serão uma maneira fantástica para aprender muito mais Inglês.

No início, assistir a filmes que você já está familiarizado e já viu em português. Depois tente assistí-los com legenda em Inglês, tente casar os sons das palavras com o texto da legenda. Em uma outra oportunidade assista o filme sem legenda, você vai perceber que já aprendeu muito e que consegue entender muito mais palavras novas.

Dica do Jerry: Anote algumas das frases úteis que você aprendeu, imagine você usando essas frases em suas próprias conversas, lembre-se: quanto mais você repetir, mais você vai se lembrar.

4. Clube/Grupo de Inglês

Você tem um grupo de amigos que estão na mesma situação que você? Se a resposta for “sim”, então você precisa aproveitar ao máximo disso. Organize um grupo de amigos que estão aprendendo Inglês, use o WhatsApp para conectar todos, foque o grupo para dicas e práticas do idioma. Eu comecei a fazer isso com todos os meus alunos e percebi que o rendimento deles aumentou em mais de 90%, a prática leva a perfeição. Crie um ambiente onde todos possam colaborar com vídeos, imagens e áudios em inglês, do conteúdo mais simples ao mais complexo.

5. Inglês no celular e todos aparelhos eletrônicos

Mude o seu celular, computador e GPS para o idioma Inglês, isso é uma mudança rápida e muito afetiva. Como você já está familiar com seus eletrônicos, agora você vai começar a compreender essas mesmas palavras em Inglês. Tente usar seu GPS em Inglês, mesmo que você já saiba o caminho, escute as direções em Inglês e você fixara o idioma e as expressões de direção facilmente.

6. Crie um plano de estudos

Como sempre digo, você tem que praticar sempre para aprender qualquer idioma, esta prática tem que ser frequente. Crie um plano de estudos, saiba o que você vai estudar e como. Lembre que no início você deve focar no listening (escuta). Você deve se expor ao idioma todos os dias sem exceção, por isso os estudos tem que ser divertidos e descontraídos, não adianta você estudar a gramática de maneira massante, isso irá te desmotivar e você não ira reter o que você aprendeu. A memória humana quando aprende algo novo, precisa ser relembrada sobre esse assunto em no máximo 2 ou 3 dias do seu primeiro contato, se você fizer isso sempre, verá que não vai esquecer o que você aprendeu, não adianta você estudar um dia inteiro e ficar uma semana sem rever seus estudos, o melhor é estudar freqüentemente todos os dias. Inclua vídeos, músicas, leituras e escritas no seu plano de estudos, eu disponibilizo todas essas ferramentas para meus alunos.

Dica do Jerry: Inclua no seu plano de estudo semanal pelo menos :

  • 2 músicas
  • 1 episódio de seriado ou filme (não precisa ser inteiro, você pode pode ver esses vídeos em partes)
  • 1 artigo pequeno para leitura em Inglês simples
  • Converse ou escreva em Inglês todos os dias, use blogs, websites para colocar seus comentários e opiniões em Inglês.

7. Goste do que está estudando

Se você estiver usando uma metodologia arcaica e convencional (o que a maioria das escolas utilizam hoje em dia) você não vai pegar gosto pelo idioma e logo desistirá, mas eu te garanto que isso não é sua culpa, você precisa aprender o idioma de forma dinâmica e com curiosidade, escolha somente materiais de seu interesse e você aprenderá muito mais rápido e com entusiasmo.

Se você seguir essas 7 regras tenho certeza que terá muito sucesso no aprendizado do idioma Inglês. Lembre-se que a prática leva a perfeição e que você tem que estudar somente o que você gosta, trace seus objetivos, crie um plano de estudos e pratique o tempo todo!

Dica bônus: 

Aprenda inglês sem gramática com o curso Inglês do Jerry.

47 Comments

  1. Edivaldo da Luz
    24 de outubro de 2015
    Responder

    Professor gostei muito dos seus metodos o que voce fala sobre as escola s e verdade.

    • 26 de outubro de 2015
      Responder

      Obrigado Edivaldo

    • Judite0paes Aparecida Goncalves Paes
      27 de Janeiro de 2016
      Responder

      Ola professor Jerry!
      Precision aprender ingles urgentimente, pois tenho um Neto com 6meses de idade que Mora na Inglaterra e vou viajar pra LA em maio e nao sei Nada de ingles. Gostaria de comprar o seu livro e pagar pelo boleto bancario se for posivel. Tenho 60 anos de idade nao sei se vai see facil aprender ingles mais tenho muita vontade de aprender para falar com o meu Neto e poder viajar sozinha

  2. Antônia
    26 de outubro de 2015
    Responder

    Ótimas dicas, obrigada Jerry!

    • 26 de outubro de 2015
      Responder

      Obrigado você Antônia 😉

      • Osvaldo Cruz
        23 de dezembro de 2015
        Responder

        olá prof;jerry sou idoso eu gostaria de falar o ingles mas tinha dificudade,ouço musica filme,achava bonito mas não entedia mas vendo os seus videos e a forma como ensina eu notei que tenho condiçoes de aprender,graça a maneira como trasmite.mas eu tenho um problema,gostaria de saber como o sr.poderia me ajudar e que moro na ””roça e la e mata fechada e dificil cinal de torre de internet””so tenho acesso a mesma nos finais de semana.no mas meu agradecimento

      • Môrgana Araújo
        3 de agosto de 2016
        Responder

        Gvou fazer o curso de aeromoça e tenho que aprender inglês, mais parece que o idioma não entrar na minha cabeça.

  3. Maria Angélica Santos
    26 de outubro de 2015
    Responder

    Gostaria de maiores informações sobre este curso de inglês online grátis. Fico no aguardo.
    Tenho interesse.
    Antecipadamente agradece
    Angélica

    • 26 de outubro de 2015
      Responder

      Angelica tudo bem? Se cadastre em http://lp.inglesdojerry.com.br

    • Judite0paes Aparecida Goncalves Paes
      27 de Janeiro de 2016
      Responder

      Ola professor Jerry!!
      Gostaria de saber sobre esse curso gratis poi tenho interrece de aprender ingles. Obrigada professor.

  4. Felipe Dias
    26 de outubro de 2015
    Responder

    Olá.
    Gostei da dica, vou acompanhar o blog.
    No meu eu tenho dicas imaginaveis sobre posicionamento de vídeos no youtube!
    Aguardo sua visita também.
    Forte abraço.

  5. Maria Sidelma
    8 de novembro de 2015
    Responder

    Olá,
    Gostaria de receber os vídeos gratuitos do curso. preciso muito! Após ouvir as explicações do Jerry Costa, surgiu uma nova esperança de aprender Inglês.

  6. 27 de novembro de 2015
    Responder

    Olá,

    Preciso de meus dado de acesso ao curso (usuário e senha e link pada acesso).

    Já enviei 3 emails solicitando os dados novamente e não tive retorno.

    Estou pagando sem conseguir fazer as aulas.

    Aguardo retorno

  7. Nivaldo Alves dos Santos
    15 de dezembro de 2015
    Responder

    Boa Tarde e parabens pela metodologia de ensino. Pode me ajudar? Tenho 2 filhos, na idade de 10 e 12 anos e busco um caminho para prepará-los para a vida profissional falando e escrevendo bem em inglês, mas tem que começarem do básico até o avançado (pleno). Estava pensando neste mesmo curso (único) que poderia estar beneficiando os dois e até mesmo eu no mesmo curso. Seria possível?
    Nivaldo de SBCampo, SP

    • 23 de dezembro de 2015
      Responder

      Sem dúvida, você acompanhando seus filhos irá ser bem proveitoso.

  8. osvaldo cruz silva
    24 de dezembro de 2015
    Responder

    alá prof;jerry desculpe a insistencia,mas gostaria de saber se o senhor se o senhor pode enviar,o material para mim em ”APOSTILAS e em D V D” visto que vou ter dificuldade de pagar um sinal de internet a qui na roça,pois e muito caro. no mas muito grato…

    • 4 de Janeiro de 2016
      Responder

      Infelizmente só trabalhamos com o curso online, sem DVD.

  9. Nivaldo Alves dos Santos
    29 de dezembro de 2015
    Responder

    Bom dia, Achei sua metodologia eficiente e revolucionária e parabéns pelo bom trabalho. Gostaria muito de comprar este curso para minha filha que tem 13 anos, porém, por dificuldade financeira esperarei uma mega promoção. Poderia por gentileza me avisar quando acontecer? Obrigado, Nivaldo

  10. roberto
    11 de Janeiro de 2016
    Responder

    Prof. parabens pelo seu metodo, achei muito facil , aprender as frases usadas no dia a dia, só com esse video já aprendi muita coisa, realmente as escola tradicionais qu frequentei é uma máquina de ganhar dinheiro e voce só aprende to be a vida toda…

  11. Leandro Castro
    4 de Fevereiro de 2016
    Responder

    Quero receber unformações do curso on line e custos.
    Grato
    Leandro

  12. Gonzalo Reyes Naranjo
    20 de Fevereiro de 2016
    Responder

    profesor quero conhecer o que eu tenho que fazer para receber seu curso no meu email, nao tenho intnet todo o tempo. I am spanish speaker, eu gosto de sua metodología, com ela estoy pegando mais rápido. Espero email. Obrigado

  13. 1 de Maio de 2016
    Responder

    Genial!
    Já estou colocando em pratica algumas dicas e estou começando com a fluencia!
    Valeu!

  14. 3 de Maio de 2016
    Responder

    Muito bom artigo, cheio de conteúdo relevante. Parabéns e estou no aguardo para mais informações valiosas como essa. Sucesso

  15. Laura Matos
    4 de junho de 2016
    Responder

    I liked of the tips!

  16. 7 de junho de 2016
    Responder

    Gostei muito do artigo! Parabéns pelo site e também pelo conteúdo de qualidade! Obrigado!

  17. Help Silva
    27 de junho de 2016
    Responder

    Bom dia profº Jerry Você é o cara! e está de parabéns por suas aulas, elas são maravilhosas! Eu estou aprendendo muito com suas aulas. Eu só tenho que agradecer por sua generosa e abnegada competência, muito obrigada mesmo!!!

  18. Auriany
    9 de julho de 2016
    Responder

    Professor eu escutando as musicas,as vezes eu procuro a tradução na internet eu de tanto eu ler em ingles para acompanhar a musica as vezes quando canto baixinho eu falo certinho algumas partes da musica,Esse também possa ser um metodo pratico ?

  19. Americo Goncalves
    13 de julho de 2016
    Responder

    O curso eh muito interessante.
    Vou me aplicar para falar Ingles em 4 meses.
    Obrigado!

  20. Deborah
    18 de julho de 2016
    Responder

    Bom dia. A palavra prazerosa está escrita errada. Abraços.

  21. Jonathan Queirogas
    9 de agosto de 2016
    Responder

    Muito bom, obrigado pelas dicas Jerry Costa, sera que consigo aprender sozinho o inglês, pois assisto muitos filmes e gosto de jogos de RPG…

    O inglês me faz muita falta, pois sou aluno de administração e pretendo aprender sozinho com dicas..

  22. Iara Lucia Alge Monteiro
    11 de agosto de 2016
    Responder

    Gostei do vídeo . estou amando este curso . É o que eu sempre desejei fazer . Pena não ter muito tempo , trabalho de dia e de noite. Mas quando sobra um tempinho corro para o ingles .

  23. ADECIO LUIS VIEIRA
    12 de agosto de 2016
    Responder

    Muito boa a dica.

  24. Sileide de Andrade Santos Sileide
    16 de agosto de 2016
    Responder

    Suas dicas sempre são muito proveitosas.
    Envie mais vídeos de suas aulas.

    Obrigada!

  25. 9 de outubro de 2016
    Responder

    Olá Jerry,
    Gostei muito das dicas que você nos prestigiou.

    Eu gosto muito do termo imersão, para aprender inglês termos que ter imersão no idioma.

  26. Lidia Alice
    2 de novembro de 2016
    Responder

    Olá, concordo plenamente sobre o qto a aprendizagem da gramåtica complica ouvir e falar em inglês, o que tem acontecido comigo q estou fazendo um curso há tres anos.

  27. 5 de Janeiro de 2017
    Responder

    Adoro muito este método de para apresentar o inglês

  28. Raphael
    5 de junho de 2017
    Responder

    Professor, o que você falou no seu vídeo sempre foi minha dificuldade.
    Necessito aprender inglês urgentemente, o senhor dá aulas particulares ou em algum lugar? Estou realmente muito interessado.

  29. Fábio
    21 de julho de 2017
    Responder

    Thank you for your valuable tips. They’ll help me a lot. I’m going to practice them.

  30. LINCOLN
    26 de julho de 2017
    Responder

    Bom dia!

    Gostaria de saber quais os valores e os planos de curso!
    Há um curso completo?
    vocês estão com alguma promoção?
    abs

  31. Lucas Oliveira
    3 de agosto de 2017
    Responder

    Motivador os seus conselhos professor, fazem todo sentido!
    Irei praticar e logo, volto aqui para lhe contar a minha evolução!
    Grande abraço e continue motivando a todos!
    Lucas

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *