Como entender o inglês falado


Um dos maiores obstáculos para aprender inglês é entender o idioma falado. Algumas pessoas possuem mais facilidade, já outras precisam de um pouco mais de treino para desenvolver a habilidade da escuta.

Mas por que entender o inglês falado parece ser tão difícil?

Verdade seja dita. Sempre que lidamos com outra língua, temos certa dificuldade de interpretação, seja na fala, leitura, escrita ou na escuta, mas isso pode e deve ser solucionado por meio do comprometimento com o aprendizado e a utilização de técnicas que reforcem a assimilação e entendimento do conteúdo.

Quer saber como entender o inglês falado de maneira mais prática e objetiva? Acompanhe este post e veja como é simples treinar seu listening.

  1. Treine a habilidade de escuta diariamente

A melhor maneira de entender o inglês falado, é praticar sua habilidade de escuta sempre que puder, por isso vale de tudo e mais um pouco para aprimorar e desenvolver essa competência comunicacional. O importante é não deixar de exercitar seu listening todos os dias, pois para aprender definitivamente você deverá ter o hábito da prática contínua.

  1. Converse em inglês

Quando conversamos com outras pessoas que sabem falar em inglês, podemos observar de perto sua pronúncia e articulação na fala, por isso sempre que tiver oportunidade converse em inglês.

  1. Faça uma sessão com seus filmes favoritos

Sabe aquele filme que você já assistiu milhares de vezes, tanto que quase já sabe praticamente todas as falas dos personagens? Pois bem, são esses filmes que vão te ajudar a dar um upgrade na sua habilidade de escuta. Prepare o filme e a pipoca e se divirta aprendendo com mais lazer e entretenimento.

  1. Monte uma playlist

Ouvir músicas é uma das melhores ferramentas de ensino para treinar ou até mesmo desenferrujar seu listening, pois os sons e suas rimas facilitam a memorização de maneira muito mais eficaz. É difícil pensar como podemos decorar vários textos, mas pare para pensar quantas músicas você já não sabe de cor e salteado.

Experimente montar uma playlist com suas músicas favoritas e perceba aos poucos como você estará mais acostumado a identificar as palavras ouvidas nas canções em conversas na língua inglesa.

  1. Assista vídeos com temas de sua formação acadêmica

Para quem é estudante ou já esteja formado, deve buscar assistir vídeos e palestras com assuntos ligados à sua área. Além de adquirir novos conhecimentos você desenvolverá habilidades de escuta com muito mais eficiência.

Aqui vai uma dica: uma das séries de conferência que proporcionam conteúdos e palestras interessantes é o TED (Technology, Entertainment, Design) ou em uma tradução para o português (tecnologia, Entretenimento, Design). Lá podemos encontrar apresentações de pessoas renomadas, com os mais diversos assuntos.

  1. Assista programas infantis em inglês

Parece brincadeira, mas é coisa séria! Assistir programas infantis pode ajudar e muito a entender o inglês falado, isso por que as cores estimulam nosso cérebro a se interessar pelo conteúdo e a repetição facilita a compreensão das palavras. Se você tem filhos ou sobrinhos, assista com os pequenos o Magic English da Disney, além de entreter a criançada você aprenderá com os personagens de maneira mais divertida.

É hora de entender o inglês falado de uma vez por todas

Agora que você já conheceu algumas dicas de como melhorar sua habilidade de escuta no inglês, que tal ouvir mais o idioma ganhando competências nessa língua para sua carreira e vida pessoal?

Tudo que você precisa para conquistar esse objetivo é comprometimento e dedicação. Com o tempo suas dificuldades serão trocadas por novos conhecimentos, abrindo portas para ótimas oportunidades.

Gostou deste post? Deixe seu comentário ou pergunta para que possamos te ajudar com outras dicas de como aprender inglês de forma prática, dinâmica e objetiva. See you next time!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *