Como montar um roteiro de estudos de inglês?


Muitos estudantes reclamam de passar horas estudando, sem ter resultados significativos. Para não se perder nos estudos das provas na faculdade, concursos e outros testes o aluno precisará saber se organizar para ter um melhor aproveitamento dos conteúdos e conseguir atingir uma melhor performance.

Mas afinal, qual a vantagem de utilizar um roteiro de estudos?

Estabelecer um cronograma de estudos para aprender inglês facilita e muito o alcance de melhores resultados na aquisição das habilidades de fala, escuta, leitura e escrita. Pratique estudar com e sem o cronograma e compare o rendimento.

Quer saber mais sobre como montar um roteiro de estudos e aprender com mais eficiência? Confira as dicas para estudar inglês de forma mais organizada e aprenda um novo idioma de uma vez por todas!

1.        Faça um planejamento

Para montar um cronograma de estudos é necessário, acima de tudo, bastante planejamento, definindo os assuntos, os horários e todos os recursos que serão utilizados como mecanismos de suporte para ajudar o estudante a ter um melhor aproveitamento.

2.        Estabeleça os horários de estudos

Para não se perder com os compromissos do cotidiano e desistir dos estudos é preciso estabelecer horários estratégicos. Dedique pelo menos 45 minutos diários (todos os dias da semana) ao aprendizado do inglês, você verá que os resultados obtidos serão extraordinários.

3.        Trabalhe suas forças e fraquezas

O autoconhecimento é a base para todo e qualquer desenvolvimento, no aprendizado da língua inglesa não é diferente. Identificando as modalidades de maior dificuldade é mais fácil estabelecer um cronograma direcionado para melhorar os resultados em determinada categoria.

4.        Não procrastine

Sabe aquela frase do mestre Yoda: “Faça ou não faça, a tentativa não existe.”? Essa passagem de Star Wars se aplica perfeitamente a situação de quem sempre adia o aprendizado do idioma com as mais diversas desculpas (falta de dinheiro ou tempo, tarefas domésticas, excesso de trabalho…).

Não existe mais chance no mercado para quem boicota o próprio desenvolvimento, por isso, seja o protagonista de sua história e não adie mais suas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Comece já seu plano de vida!

5.        Conte com imprevistos

Para não faltar com nenhum de seus compromissos e também não deixar de seguir seu cronograma de estudos, conte com um espaço na sua agenda para possíveis imprevistos. Caso nenhum problema ocorra, utilize esse tempinho para potencializar seu aprendizado e ganhar mais agilidade no inglês.

6.        Crie o hábito de ler em inglês

Ler é uma atividade que pode ser extremamente prazerosa, desde que seja feita de maneira correta. Não adianta nada alguém que gosta de romances mais açucarados, começar a leitura com livros de terror ou ação. Identifique seus assuntos prediletos e pesquise livros que correspondam às suas preferências. Outra dica para que você aumente o seu vocabulário em inglês é começar com pequenas histórias (até mesmo as infantis).

7.        Estude pela manhã

Quando acordamos e tomamos um café da manhã reforçado, estamos no pico de nossa produtividade. Isso quer dizer que todo e qualquer trabalho que exigir mais esforço físico e mental deverá ser desempenhado durante este período.

Experimente estudar pela manhã (após dormir pelo menos oito horas) e depois pela noite (depois de uma rotina exaustiva no trabalho). A diferença no seu rendimento irá te surpreender.

Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos, confira também os exercícios para aumentar o seu vocabulário em inglês. Venha para o curso do Jerry e se torne fluente em tempo recorde!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *