Como sair do nível intermediário no inglês?

Pode parecer uma situação incomum, mas estar estagnado, empacado, travado no nível intermediário do inglês – sem conseguir evoluir e dar um passo a mais na língua – é um problema muito mais frequente do que se imagina! O nível intermediário do inglês é importante para que você consiga estabelecer diálogos no idioma, porém, ele também pode denunciar a não fluência no idioma por causa da pronúncia não adequada ou da insuficiência de vocabulário e de termos no inglês. Por isso, vou dar a dica de como destravar seu inglês e, finalmente, pular do nível intermediário para o avançado. Com essa única dica, você vai fazer seu inglês decolar. Vai por mim!

Cadastre-se e receba nossas dicas por e-mail!



Vamos ao que interessa! Imagine que você é um jogador de futebol ou um ginasta ou um judoca. Para os profissionais do esporte, a prática é fundamental para a evolução e é ela que leva à perfeição. Deste mesmo modo, praticar continuamente também é importante para que você dê um salto de qualidade e mude de nível no inglês. Estudar, acompanhar aulas e seguir as lições também têm um papel relevante na sua formação na língua inglesa, mas, sozinhos, não farão milagre, infelizmente. Somente com o estudo convencional – podemos, assim, dizer – você demorará anos para chegar ao nível avançado e permanecerá, por muito tempo, estagnado. Portanto, é preciso sair da zona de conforto e encarar novas atividades, que darão um rumo diferente para o seu aprendizado.

Assistir séries, filmes, documentários, vídeos no youtube, ler livros, reportagens e artigos e ouvir podcasts e músicas – sem o auxílio da tradução – é uma maneira bastante válida e interessante de praticar o inglês, pois o forçará a entender o conteúdo a que você está sendo exposto, além de fazer com que você conheça novas palavras e, consequentemente, amplie seu vocabulário.

Tome note quando não conhecer uma expressão ou palavra e, caso não consiga compreende-las a partir do contexto, busque a ajuda de um dicionário ou de algum amigo ou familiar que esteja num nível mais avançado. Ou seja, o segredo é ir além do material didático e consumir, realmente, conteúdos que não tenham o propósito, propriamente dito, de ensino, mas que podem – e devem – ser utilizados como uma ferramenta de estudo e aprofundamento do inglês.

Treine um pouco por dia, nas suas horas vagas e de lazer, pois é mais importante a prática contínua – mesmo que em poucos minutos – do que a prática durante muitas horas, o que poderá tornar essa atividade cansativa e pouco proveitosa. Encontre conteúdos com temas e assuntos que tenham a ver com seus hobbies ou com assuntos com os quais você se identifique e tenha interesse em adquirir conhecimento. Por exemplo, caso você goste de carros, esportes, maquiagem, busque conteúdos que abordem este tema, pois você ficará ainda mais motivado a aprender. A internet é um território bastante vasto de conteúdo e, com certeza, você encontrará muito material para consumir, aprender e se entreter.

Ao ouvir músicas e podcasts em inglês, tente atentar para os termos e expressões presentes neles. Desta maneira, você conseguirá não somente a melhor maneira de pronunciar as palavras, mas também entenderá o contexto em que poderão se inserir e suas utilizações, além de ampliar seus conhecimentos na língua inglesa.

Sim, para chegar à fluência no inglês, você deve se esforçar muito e buscar caminhos alternativos para facilitar o processo. Porém, você também deve tornar esse momento o mais prazeroso possível, para que não se torne uma atividade boring e você consiga se manter motivado nos “estudos”. É praticando que se chega ao nível desejado no idioma.

See you!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso Inglês do Jerry
Author Rating
5

2 Comentários

  1. Maria José G F de Abreu

    Olá, comprei o curso do professor Jerry mas estou tendo enorme dificuldade para acessá-lo diariamente. Poderiam me ajudar? Está dificil acessar os módulos eeu estou muito interessada.
    MariaJosé Grassi Ferreira de Abreu
    Mjgfa@globo.com
    Obrigada

    18/12/16

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *