DICAS PARA SE FALAR AO TELEFONE EM INGLÊS ☎️


Muitas pessoas têm medo de falar no telefone, principalmente quando precisam falar inglês, acontece da pessoa travar, ou ser muito direta no telefone e parecer mal educada. Então daremos umas dicas de como falar ao telefone em inglês,para se comunicar melhor e perder aquele medo de falar ao telefone, parar de travar e ter uma conversa tranquila e que flua bem.

DICAS PARA SE FALAR AO TELEFONE EM INGLÊS

1. Don’t be direct

Essa vergonha de falar ao telefone, muitas pessoas falam rápido demais, indo direto ao ponto,então, muitas delas acabam sendo diretas, por exemplo: “I want to speak to Paulo.” (Eu quero falar com o Paulo). Procure evitar esse I want no telefone, não é uma forma muito educada de pedir para falar com alguém, principalmente quando você não conhece a pessoa. Procure falar “Could” “Would”, “May”. São forma mais educadas (polite) de se falar ao telefone, de pedir para falar com alguém.
Por exemplo:
“Could I speak with Paulo?” (Poderia falar com o Paulo?)
“May I speak with Paulo?” (Poderia falar com o Paulo?)

2. Practice

Como praticar se eu não tenho para quem ligar?
Tente formar um diálogo, uma possível conversa no telefone, uma situação. Se você sabe que tem que fazer uma ligação de negócios, escreva o diálogo num papel e pratique as perguntas, respostas. A mesma coisa, pense em uma situação em que você vai precisar falar ao telefone e assim você você vai ensaiando as possíveis perguntas e respostas. É uma boa forma de praticar, de se soltar, pois você já estará com a conversa na mente, treine sua pronúncia.

3. Spelling be – A,B,C,D,E,F…

É muito comum em uma ligação você ter que soletrar seu nome, sobrenome,seu endereço, seu e-mail, quando não entendem, tanto em português quanto no inglês, então é bom já ter o alfabeto em inglês na ponta da língua. É bom soletrar claramente e calmamente para que não tenha erros. Para ficar mais fácil, assim como fazemos aqui no Brasil, nós falamos a letra e depois uma palavra que comece com a letra falada, por exemplo: “M” de macaco, “B” de bola. No inglês você pode falar “A” as in “Anne”, “B” as in “Brad”. Isso serve porque muitas letras tem o som parecido quando você vai soletrar, para ficar claro, damos esse exemplo. Lá fora é a mesma coisa.
Então pratique, tente soletrar palavras diversas, seu nome, seu endereço, decore o alfabeto em inglês e pense nos exemplos na hora de soletrar.

4. Numbers – 30 vs 13

Procure decorar os números em inglês, a pronúncia. Muitas pessoas costumam se confundir quando escutam “Thirty”(30) e “Thirteen” (13). Sempre bom ter os números e sua pronúncia na cabeça. Caso alguém passe o número pra você, você não anotar errado.
Repita os números em voz alta, baixa. Procure treinar os números que acabam com “teen” e o “Ty” por exemplo: Fifteen (15), Fifty (50), Sixteen (16), Sixty (60), porque a pronúncia é bem parecida, pratique também com números que você tem dificuldade e assim por diante.
Outra dica é, quando as pessoas estão passando o número, algumas delas podem falar “oh” (o) no lugar do zero, elas falam a letra O no lugar do zero. É mais prático pra eles.

5. Ask if you don’t understand

Se você não entendeu algo que a outra pessoa falou, pergunte, se não entendeu novamente, pergunte de novo. É sempre bom entender o que a outra pessoa falou para dar a resposta correta. Podemos pedir para a pessoa repetir assim “I’m sorry, can you repeat please?” (Me desculpa, você pode repetir por favor?). Existem outras formas educadas de pedir para repetir quando você não entender. Não tenha medo de falar que não entendeu, melhor forma para se ter uma boa conversa clara.

6. Memorize key expressions

Memorizar expressões chaves, por exemplo “May I ask who’s calling?” é uma forma educada para saber quem está ligando para você, para quem está do outro lado da linha falando com você. Então pratique, são perguntas chaves como essas que ajudam bastante para se ter uma boa e educada conversa no telefone.

7. Formal/Informal

Saiba quando ser formal ou informal ao telefone. É muito importante saber com quem você está falando e como falar com ela para a conversa fluir melhor.
Claro que você não vai ter uma conversa formal com aquele seu amigo por telefone, que ligou para te convidar para um churrasco, para uma festa, para marcarem de se encontrar para tomar um chopp, sair e etc, você não vai responder como se estivesse respondendo seu chefe no telefone. Nesse caso, você terá uma conversa informal.
O mesmo para uma conversa formal, você atende o telefone no trabalho, precisa ser formal, ou tem aquela ligação de negócios. Você não vai falar com seu chefe, com seus colegas de trabalho, não vai tratar de business com uma conversa informal, marcar uma consulta com uma conversa informal.
Então saiba a hora certa de ser menos formal no telefone e mais formal, pratique os dois diálogos para ficar craque e não travar quando o telefone tocar.

8. Smile (=

Sorria no telefone, procure sempre ser simpático. A pessoa do outro lado percebe quando você está alegre, quando você está ou não está tenso. Procure falar devagar, não se atropelar e tente sorrir no telefone enquanto você conversa, a conversa fluirá bem melhor e a pessoa vai perceber que você não está tenso. Será uma conversa bem mais agradável.

See you (;

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *