Vantagens e desvantagens da gramática para aprender Inglês

Muita gente se apega, ao estudar um idioma, na gramática para aprender uma nova língua. Entretanto, utilizar as regras gramaticais como base para o estudo tem suas vantagens e desvantagens. Logo, preparamos este post para ajudar a você a se decidir se vale a pena ou não utilizar este método em seu aprendizado. Lembramos que é importante que, para evoluir no inglês – assim como em qualquer outra – dosar os estudos teóricos com os práticos, buscando sempre um equilíbrio.

As desvantagens de estudar as regras gramaticais

A principal delas, sem dúvida alguma é o fato de que você irá adquirir conhecimento teórico e não prático e logo vai manjar muito mais sobre o idioma do que do idioma. Com isso, podemos fazer uma analogia com os estudos musicais. Ao aprender música, você pode estudar tanto a parte teórica, quanto a prática. Na teoria, você estudará a história e outras vertentes que não sejam práticas e, portanto, não estará, de fato, aprendendo a tocar um instrumento. Você vai saber muito sobre a teoria música, mas não vai praticá-la.

Cadastre-se e receba nossas dicas por e-mail!



Outra desvantagem relevante fica por conta da memorização. Lembre-se do ditado “Quem não arrisca, não petisca”. Como você irá memorizar algo se não prática e se não coloca “a cara a tapa”? Além do que é muito mais difícil memorizar as regrinhas gramaticais se não houver prática ou empenho em exercitá-las numa conversação. Normalmente, é visível que quem estuda somente o lado gramatical demora muito mais para evoluir numa língua do que os estudantes que exercitam a língua na prática. Sim, a prática não só é importante, como também é imprescindível para que você evolua rapidamente no inglês.

Por último e não menos importante, está a desvantagem do tempo de uso. Uma regra gramatical demanda muito tempo de uso, porque você precisa lembrar da regra, ver se ela pode ser utilizada ou não num contexto e, somente depois, formular a frase. Por isso, podemos fazer uma analogia com um problema matemático, que requer um esforço analítico e de muito raciocínio, com utilização de regras ou não, para formula-lo.

As vantagens de estudar as regras gramaticais

Take it easy! Depois de ver as desvantagens da utilização da gramática, você deve estar pensando que não vale a pena perder tempo com isso. Entretanto, como já mencionamos no início do post, o estudo das regras gramaticais tem suas vantagens e pode ajudar a você a evoluir no aprendizado. Você deve encarar a gramática como uma espécie de “caixa de ferramentas”, podendo ajudar você a corrigir erros de inglês. Logo, sempre que houver dificuldade, vale a pena revisitar uma regra gramatical e buscar entender seu funcionamento, de uma maneira mais analítica e lógica. Não estamos dizendo que você precisa decorar todas as regras e sabe-las na ponta da língua, mas é bastante válido entende-las e consulta-las sempre que for necessário. E, com certeza, várias regras irão salvar você num momento de apuros.

A utilização da caixa de ferramentas pode lhe ser útil, por exemplo, se você não souber se a frase pede a preposição to ou for. Você não precisa saber todos os casos em que cada uma delas se encaixa, mas é importante ter a noção que, embora ambas possam indicar “para”, há critérios que diferenciam estas duas preposições. Enquanto to acaba adquirindo significado de movimento ou posição – onde tem o sentido de “para” ou “a” -, for pode ser utilizado para finalidade, tempo ou benefício – podendo substituir “para, durante e por”. Ao ter este tipo de conhecimento, seu cérebro acabará, automaticamente, fazendo associações enquanto você estiver se comunicando em inglês.

See you!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso Inglês do Jerry
Author Rating
5

2 Comentários

  1. lina nunes

    ola eu acreditei que o comentario era verdade pensei que vcs iam mesmo mandar um livro no meu imail mas me enganei so pareceu propaganda e mais nada ta dificil onde encontrar a verdade …..

    Responder
    1. Renato Moreira

      Oi lina, cadastre um email que não seja Hotmail, pois o servidor está tendo dificuldade de entregar emails para essa plataforma.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *